Este blog está relacionado aos diversos projetos centrados na diversidade e pluralidade étnico-racial que desenvolvemos, sempre de forma coletiva e colaborativa, nas instituições educacionais e educativas onde atuamos como EDUCADOR, seja como professor, coordenador de núcleo educacional, assistente de diretor de escola ou diretor de escola.

Pois, consideramos de extrema importância, desde o início e durante todo o processo educacional, a proposição acerca da questão da IDENTIDADE, pois penso que o país e a sociedade, como um todo, só tem a ganhar com pessoas conscientes e bem resolvidas nesse contexto.

Acredito que esta FERRAMENTA, com os seus conteúdos e informações (textos, imagens, atividades entre outros), nos possibilitará acessar informações relativas ao que há de africano no Brasil, assim como referente ao continente africano, tão vasto e múltiplo, que pouco conhecemos aqui no Brasil.

Nos possibilitará também, valorizarmos a diversidade étnico-cultural, étnico-racial, a partir do debate, reflexão e estímulo a valores e comportamentos éticos como o amor, a amizade, o respeito, a solidariedade e a justiça, de forma que a todo o momento possamos nos posicionar contra qualquer forma de intolerância, e especificamente nos colocando contra todo o tipo de discriminação racial e a favor de práticas antirracistas.

14 setembro 2013

PENSAMENTO: SER, TER E O PARECER TER

Hoje o parecer 'ter' VIROU um inferno... Algumas crianças e adolescentes, nossos educandos, filhos da sofrida classe trabalhadora, fazem chantagem emocional em troca de 'itens' de marca, como p. ex: tênis e celular... 
"Aí sim eu Tô mandando bem..." 
Isso é lamentável...
Penso que, enquanto não dermos o nome a este mal: "Capitalismo"; não vamos conseguir enfrentar essa situação do parecer TER.
Como infelizmente 60% de 100% da população pobre ou miserável do país é negra (herança maldita da colonização e escravização) esse comportamento é visível em sala de aula... 
Por isso é importante o trabalho direcionado a esta temática que desenvolvemos com os alunos, pois  construindo uma auto-estima bem definida, em conjunto com os educandos, é que poderemos lutar contra o establishment em nossa sociedade. E eles poderão vislumbrar, com consciência, melhores oportunidades e uma outra REALIDADE.

4 comentários:

  1. É isso aí.
    Eu digo que, sempre que posso, customizo minhas roupas.
    Assim, posso ter roupa nova, feita por mim artesanalmente, não gasto dinheiro, enriquecendo outros, e não produzo mais lixo.
    Uhuuuu

    ResponderExcluir
  2. Quando li este post e vi a estatística que você colocou lembrei de uma paródia de rap que um grupo fez. mto legal, confira: http://www.youtube.com/watch?v=OCDPAkQ4IPc é só pra descontrair :)

    ResponderExcluir

iDcionário Aulete

A principal função da educação é seu caráter libertador.

Educar não é repassar informações, mas criar um patrimônio pessoal.