Este blog está relacionado aos diversos projetos centrados na diversidade e pluralidade étnico-racial que desenvolvemos, sempre de forma coletiva e colaborativa, nas instituições educacionais e educativas onde atuamos como EDUCADOR, seja como professor, coordenador de núcleo educacional, assistente de diretor de escola ou diretor de escola.

Pois, consideramos de extrema importância, desde o início e durante todo o processo educacional, a proposição acerca da questão da IDENTIDADE, pois penso que o país e a sociedade, como um todo, só tem a ganhar com pessoas conscientes e bem resolvidas nesse contexto.

Acredito que esta FERRAMENTA, com os seus conteúdos e informações (textos, imagens, atividades entre outros), nos possibilitará acessar informações relativas ao que há de africano no Brasil, assim como referente ao continente africano, tão vasto e múltiplo, que pouco conhecemos aqui no Brasil.

Nos possibilitará também, valorizarmos a diversidade étnico-cultural, étnico-racial, a partir do debate, reflexão e estímulo a valores e comportamentos éticos como o amor, a amizade, o respeito, a solidariedade e a justiça, de forma que a todo o momento possamos nos posicionar contra qualquer forma de intolerância, e especificamente nos colocando contra todo o tipo de discriminação racial e a favor de práticas antirracistas.

21 março 2010

Rosa Parks

Amigos,

Acredito que todos nós deveríamos parar por um momento para relembrar o simples, significativo e audacioso ato de coragem e dignidade de Rosa Parks, quando ela se recusou a ir para a parte de trás de um ônibus porque a lei dizia que ela tinha a cor de pele errada. Os maiores momentos na história, aqueles que realmente importaram e nos levaram para um lugar melhor, são ancorados por estes atos singulares de pessoas comuns, que não puderam mais tolerar as bobagens e atitudes sem sentido daqueles que estão no comando.
Hoje, seja por um estudante que se manifesta contra os recrutas do exército no colégio ou pela mãe de um soldado morto que se recusa a deixar o portão da frente do rancho do presidente, nós continuamos a ser salvos pela brava gente que se expõe ao ridículo e à rejeição, mas que conseguem atrair a atenção da opinião pública na direção do que é correto. Temos enormes débitos de gratidão com essas pessoas. Não é fácil se mobilizar para o que é certo, especialmente quando todos estão com medo de deixar o confortável caminho do conformismo.
Rosa Parks talvez estivesse sozinha no ônibus no momento da sua prisão, mas ela não ficou sozinha por muito tempo. A velha ordem foi abalada, o mundo se abriu e, como pessoas, nos foi dada a chance de um pouco de redenção.
Talvez, o melhor jeito de celebrar o mais importante dia da história americana seja perguntar para você mesmo como pode fazer a diferença hoje. Que risco você pode correr com isso? O que está esperando para dizer aos seus companheiros de trabalho ou colegas de classe o que tinha medo de dizer, mas que no fundo do seu coração você sabe que precisa ser dito? Por que esperar outro dia para dizer?
(...)
Cinqüenta anos depois, o ônibus em que agora nos encontramos poderia ter um pouco mais de gente corajosa e disposta a dizer “Basta! Já chega. Eu não vou aturar mais."

Cordialmente,

Michael Moore

Fonte: MOORE, Michael. Rosa Parks: cinqüenta anos, hoje. Consciência.net, 02 Dezembro 2005. Disponível em: Acesso em: 28 Janeiro 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iDcionário Aulete

A principal função da educação é seu caráter libertador.

Educar não é repassar informações, mas criar um patrimônio pessoal.