Este blog está relacionado aos diversos projetos centrados na diversidade e pluralidade étnico-racial que desenvolvemos, sempre de forma coletiva e colaborativa, nas instituições educacionais e educativas onde atuamos como EDUCADOR, seja como professor, coordenador de núcleo educacional, assistente de diretor de escola ou diretor de escola.

Pois, consideramos de extrema importância, desde o início e durante todo o processo educacional, a proposição acerca da questão da IDENTIDADE, pois penso que o país e a sociedade, como um todo, só tem a ganhar com pessoas conscientes e bem resolvidas nesse contexto.

Acredito que esta FERRAMENTA, com os seus conteúdos e informações (textos, imagens, atividades entre outros), nos possibilitará acessar informações relativas ao que há de africano no Brasil, assim como referente ao continente africano, tão vasto e múltiplo, que pouco conhecemos aqui no Brasil.

Nos possibilitará também, valorizarmos a diversidade étnico-cultural, étnico-racial, a partir do debate, reflexão e estímulo a valores e comportamentos éticos como o amor, a amizade, o respeito, a solidariedade e a justiça, de forma que a todo o momento possamos nos posicionar contra qualquer forma de intolerância, e especificamente nos colocando contra todo o tipo de discriminação racial e a favor de práticas antirracistas.

24 fevereiro 2010

UMA DAS CAUSAS DA POBREZA DA ÁFRICA: O NEOCOLONIALISMO

Muitos problemas atuais da África estão relacionados com o colonialismo. No século XIX, as nações européias como Inglaterra, Bélgica, Alemanha, França, Itália, entre outras, se reuniram em 1885, na Conferência de Berlim e dividiram o continente africano entre si, criando colônias no território.
A presença dos europeus acirrou diferenças que já existiam entre os diversos povos que habitavam o continente na época. Privilégios dados a uns povos e não a outros, por exemplo, deixaram as relações a ponto de guerra entre eles. Além disso, os europeus estabeleceram as fronteiras entre as diferentes colônias sem respeitar as divisões culturais ou religiosas dos povos de cada região.
Quando essas colônias se tornaram independentes entre 1950 e 1980, as fronteiras foram mantidas. Conflitos entre grupos de culturas ou religiões diferentes, que já existiam no período colonial, e que muitas vezes eram reprimidos à força pelos colonizadores, tornaram-se, então, uma luta interna pelo poder. Como resultado, o continente africano já enfrentou e, infelizmente, continua enfrentando muitas guerras civis, como por exemplo, a de Angola (que durou de 1975 a 2002) e a de Ruanda (que ocorreu de 1990 a 1994).

Fonte: Bem-Vindo à África, 2003.

6 comentários:

  1. olha o professor tem um blog.

    muito legais os testos,e muito legal a causa que vc defende



    ass.fernanda 8 C

    ResponderExcluir
  2. preciso de mais causas da pobreza africana ! tem não ?

    ResponderExcluir
  3. O que me causa estranheza é a indiferença das grandes potências ante a pobreza dos países da África subsaariana, onde impera a fome e as guerras tribais. A ONU (leia-se EUA) se preocupam com as questões estratégicas, geopolíticas e energéticas, enquanto isto o povo africano morre de fome. É revoltante e vai contra a dignidade do ser humano.

    ResponderExcluir
  4. muito bom,era disso mesmo oq eu precisava.
    valeu.

    ResponderExcluir

iDcionário Aulete

A principal função da educação é seu caráter libertador.

Educar não é repassar informações, mas criar um patrimônio pessoal.