Este blog está relacionado aos diversos projetos centrados na diversidade e pluralidade étnico-racial que desenvolvemos, sempre de forma coletiva e colaborativa, nas instituições educacionais e educativas onde atuamos como EDUCADOR, seja como professor, coordenador de núcleo educacional, assistente de diretor de escola ou diretor de escola.

Pois, consideramos de extrema importância, desde o início e durante todo o processo educacional, a proposição acerca da questão da IDENTIDADE, pois penso que o país e a sociedade, como um todo, só tem a ganhar com pessoas conscientes e bem resolvidas nesse contexto.

Acredito que esta FERRAMENTA, com os seus conteúdos e informações (textos, imagens, atividades entre outros), nos possibilitará acessar informações relativas ao que há de africano no Brasil, assim como referente ao continente africano, tão vasto e múltiplo, que pouco conhecemos aqui no Brasil.

Nos possibilitará também, valorizarmos a diversidade étnico-cultural, étnico-racial, a partir do debate, reflexão e estímulo a valores e comportamentos éticos como o amor, a amizade, o respeito, a solidariedade e a justiça, de forma que a todo o momento possamos nos posicionar contra qualquer forma de intolerância, e especificamente nos colocando contra todo o tipo de discriminação racial e a favor de práticas antirracistas.

14 agosto 2013

HOMENAGEM DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PAULISTA À EDUARDO DE OLIVEIRA

Foi inaugurada na noite do último dia 28 a Sala “Professor Eduardo de Oliveira”, na sede da Assembleia Legislativa de São Paulo. A homenagem foi realizada pela Comissão de Direitos Humanos da ALESP em memória do poeta, falecido no mês de julho deste ano. A homenagem contou com mais de 200 pessoas e foi realizada no Auditório Franco Montoro.
O professor Eduardo de Oliveira é autor do Hino à Negritude e fundador presidente do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB), além de vice-presidente do Partido Pátria Livre (PPL) e primeiro vereador negro na Câmara Municipal de São Paulo. Ele faleceu no dia 12 de julho, após consequências de uma arritmia cardíaca.
Durante a cerimônia, também foi entregue aos filhos do poeta Eduardo de Oliveira o Prêmio Zumbi dos Palmares, em reconhecimento à luta travada pelo professor pela Igualdade Racial.
Representando a família do professor, estiveram presentes os seus filhos, José Francisco, Carlos Eduardo e Plínio, que ressaltaram a história de lutas de Eduardo de Oliveira em defesa da negritude e dos seus ideais políticos.
















Fonte: Site "Hora do Povo" (http://www.horadopovo.com.br/2012/11Nov/3113-30-11-2012/P4/pag4b.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iDcionário Aulete

A principal função da educação é seu caráter libertador.

Educar não é repassar informações, mas criar um patrimônio pessoal.